existe-solucao-para-o-pecado

Existe Solução para o Pecado

Introdução

As conseqüências dos atos pecaminosos, começando por Adão e Eva, continuam atingindo a humanidade até hoje.

O pecado é o responsável por toda miséria e condenação humana.A Bíblia afirma que “todos pecaram” (Rm 3.23); e que o “salário do pecado é a morte” (Rm 6.23).

1.PRINCÍPIO E UNIVERSALIDADE DO PECADO

O que é pecado?

É a Bíblia quem responde: Pecado é transgressão á lei, é iniqüidade (1 Jo 3.4); desobediência aos princípios divinos (SL 78.10,11; Jr 19.15), rebelião (Dt 9.13). E um estado doentio da alma (Nm 15.30,31); pecado significa também errar o alvo (Rm 5.12).O pecado tanto é um ato como também é uma condição.

É um ato, quando é praticado por alguém (Ez 18.20a.); é uma condição quando se trata de o homem ser descendente de Adão Rm 5. 12 enfim pecado e tudo  aquilo que é contrário ao caráter santo de Deus é andar contrário a vontade de Deus ; é afastar-se daquelo Que Deus cònsidera a conduta ideal . para o home viver em comunhão com Ele.

1.1. A origem do pecado

É difícil dar explicações acerca de onde e como se originou o pecado.No entanto, como respaldo bíblico, sabe-se que o pecado instalou-se, se assim se pode dizer, no coração de Lúcifer Ez 28.15).e passou ao homem quando Adão e Eva deixaram de obedecer a Deus e deram ouvidos às palavras de Satanás que se apresentou em forma de serpente, lá no Éden Gn 3; Rm 5.12-19)

1.0 princípio do pecado

O princípio, isto é, a essência,O elemento predominante, a causa primária, fundamental do pecado é o orgulho, o egoísmo e a rebelião. Na queda do homem, o diabo apelou para tudo que pudesse despertar o egoísmo, o orgulho e a rebeldia de Adão e Eva.

Eles foram envolvidos pela mentira de que poderiam ser iguais a Deus se provassem do fruto da árvore proibida (Gn 3.5).Dessa forma foram levados à desobediência.Todo pecado que o homem comete é resultante do orgulho, do egoísmo e da rebeldia. Porque é a busca dos interesses próprios. E isso é uma afronta a Deus 1 Jo 2.15-17).

1.2. A natureza do pecado

O pecado é universal. Todo ser humano já nasce em pecado (Sl 51.5). Nasce com a natureza pecaminosa herdada de Adão. Esta desenvolve-se e leva o ser humano aos atos pecaminosos, cada vez mais absurdos contra Deus.O pecado é sempre resultante da rebelião inicial contra o Senhor e contra a Sua retidão (1 Jo 3.8). Iniciou com o diabo que é intitulado “o deus deste século” (2 Co 4.4), isto é, da sociedade pervertida e desviada de Deus.

Por outro lado, o pecado também é pessoal, embora sempre tenha uma força satânica atuante(Ef 6.11).  Porém, o indivíduo é responsável por suas próprias ações (Rm 14.12). Por isso, precisa arrepender-se alcançar o perdão, através da misericordia divina.O intento do inimigo é destruir a obra especial de Deus que é o homem.O pecado é assunto tão sério que foi necessário Deus oferecer o Seu próprio Filho a fim de dar solução ao problema (Rm 5.1; 1 Pe 1.18,19).

2. CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO

O pecado traz inúmeras conseqüências maléficas (prejuizo) à vida das pessoas.Ele submete o ser humano a situações tão humilhantes até que se torne um escravo do mal.E enganado de tal forma que chega à situação de gostar daquilo que pratica. Mesmo reconhecendo o erro, não possui forças para libertar-se (Rm 6.16).A pessoa vai transformando seus pensamentos em hábitos que vão influenciar o seu caráter e, como conseqüência, determinam o comportamento, enquanto que a consciência vai se tornando cada vez maiscauterizada isto é, mais insensível.

2.1. Primeira conseqüência

 a culpa

Culpa é uma condição resultante da violação feita à. vontade de Deus.Mesmo que o indivíduo não queira assumir o fato, a culpa está presente. É uma condição inerente à natureza humana.Mesmo sem reconhecer seus erros, o homem estará sob a condição de culpado diante de Deus.O culpado merece castigo.

Daí a razão do seu julgamento e condenação, se ele não se arrepender (Tg 2.9,10; Gl 3.10).Outra. Situação que acontece com bastante constância é que, às vezes, a pessoa sente-se culpada por uma ação cometida.Mas pelo fato de tantas outras pessoas cometerem a mesma ação e não serem punidas aquele “policiamento” que produz a culpa acaba se desfazendo, ou melhor, relaxando; a pessoa, então, acostuma-se ao erro, o que vai levá-la a uma consciência insensível.

2.2. Segunda conseqüência

o julgamento

Aquele juízo que veio sobre Adão, quando pecou, é imputado a toda raça humana. Todos deverão comparecer diante do tribunal no juízo final, para prestar contas dos seus atos (2 Co 5.10;  Rm 14.10).

O Senhor, o Justo Juiz, julgará com eqüidade, segundo as obras de cada um (Rm 2.6-8); tendo como base a verdade (Rm 2.2); todos, sem acepção

de pessoa, terão de comparecer a juízo (Rm 14.10); entrará também em questão o conhecimento de cada um (Rm 2.12); não existirá nada em oculto para  Deus (Rm 2.16); e, finalmente, o juizo será a córdo com a realidade de cada um, independente da religião que professou (Rm 2.17,29).Os justos serão julgados, não para questão de salvação ou de perdição, mas segundo a qualidade de suas obras para receberem galardão (1 Co 3.13-15).

2.3. Terceira conseqüência

Condenação

A condenação será o efeito ou o resultado do julgamento, o que significa a conclusão que é ditada para o réu.O pecado traz para o homem a condenação (Jo 12.48).Deus não condena ninguém.O homem, por si mesmo, atrai a condenação, isto é, ela é o resultado das más ações sem arrependimento (Jo 3.18; Tt 3.11).

Para aquele que permanecer em Cristo até o fim, não haverá condenação (Rm 8.1).Para fugir ou livrar-se da condenação eterna, o homem necessita arrepender-se dos seus pecados e receber o perdão de Jesus a fim de se tornar uma nova criatura (2 Co 5.17).Para isso, Jesus veió mundo, para que todos cheguem ao arre pendimento e se salvem (2 Pe 3.9; 1 Tm 2.3,4). Portanto, a condenação ocorre porque os homens não querem aceitar a salvação oferecida pelo Senhor Jesus  Cristo.

2.4. Quarta conseqüência

 morte

Entende-se por morte o cessar da vida. Um estado de separação.A morte, como diz a Bíblia, entrou no mundo pelo pecado: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Rm 5.12).Existem três tipos de morte: morte física, morte espiritual e morte eterna ou a segunda morte (1 Co 15.21; Rm .5.23; Ap 20.6).

2.4.1. Morte física

A morte é a punição pelo pecado (Gn 2.17).No dizer do apóstolo Paulo, a morte é o salário do pecado (Rm 6.23).Todo ser humano está sujeito à morte física, isto é, à morte do corpo. Existe um limite de vida para o homem aqui na terra.A morte física é o destino de todos os homens, como já foi dito, como punição dada por Deus, em conseqüência do pecado. Essa não é de âmbito físico, e sim de âmbito espiritual. E, como a morte fisica, veio ao homem em conseqüência do pecado.

Significa a separação entre o homem e o seu Criador.

O indivíduo pode ter vida fisica e estar morto espiritualmente.O homem, na sua rebeldia contra Deus, pensa que é auto-suficiente para encontrar seus meios próprios para manter a vida espiritual, através de boas obras ou adorando a ídolos inúteis ou mesmo ignorando a existência do Criador.Mas é evidente que ninguém, por si só, encontrará vida espiritual a não ser através de um ato da graça de Deus,

por intermédio de Jesus Cristo (1 Co 15.3; Jo 11.25).No dizer do apóstolo Paulo: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rm 6.14)

2.4.3. Segunda morte

Enquanto o indivíduo está vivo fisicamente, mesmo estando morto na vida espiritual, ainda existe a possibilidade de arrependimento e uma ressurreição espiritual, através de um encontro com Jesus (Jo 11.25).Porém, se o homem passa desta vida para outra sem salvação, não mais haverá oportunidade de arrependimento (Hb 9.27)

Essa pessoa será levada a juízo. A segunda morte, então, será a cólera de Deus no “juízo final” para com os que morreram em pecado, E mais especificamente,  após o julgamento, ser lançado no “lago de fogo” AP 20 14a 15 . Isso quer dizer que a pessoa não alcançou salvação em Cristo Jesus Jo 5. 25,26), perdendo-se irremediavelmente para sempre.

SOLUÇAO PARA O PECADO

A Palavra de Deus afirma que: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 Jo 1.9). Deus providenciou o meio eficaz para a purificação total do homem (1 Jo 1.7; 3.5).

1.0 que Deus requer do homem

Arrependimento

 isto é, sentir tristeza pelo pecado cometido (At 2.38).

Confissão

 é preciso confessar a culpa, admitindo o erro. Contar para Deus as faltas cometidas e pedir perdão (Rm 10.9,10).

Todo o passado pecaminoso é esquecido quando o homem se arrepende e é perdoado.No entanto, existem situações que precisam ser acertadas para que a consçiência não tenha o que acusar Por exemplo, alguem que praticou uma injustiça e de quem se guarda rancor. É necessário que haja reconciliação; saldar dívidas atrasadas, acertar situações desagradáveis com familiares, etc. Isso faz parte da regeneração.

0 “velho homem” crucificado

Essa crucificação (Rm 6.6) significa que a natureza antiga, o homem não regenerado, morreu na cruz com Jesus (1 Pe 2.24).Mas, finalmente, foi ressuscitado com Ele (Rm 6.8) para viver em Nóvidade de vida (2Co 5.17  A morte do “velho homem” fala do fim da vida pecaminosa. A nova vida em Cristo enaltece a participação das bênçãos celestiais; pois o salvo torna-se herdeiro com Cristo (Tt 3.7).

 CONCLUSÃO

Sabe-se que o pecado opera através de uma força maligna muito poderosa.No entanto, através da infinita graça de Deus, o homem pode libertar-se do pecado.É preciso crer no poder salvador de Jesus.É claro que, enquanto o cristão viver neste mundo, lutará contra o pecado.É necessário, pois, que dê lugar à interferência do Espírito Santo o qual capacita o crente a unir-se cada vez mais a Cristo, negando cada dia a sua própria vontade, deixando o Espírito de Deus operar.

Estudo Completo no FACEBOOK

Culto de Ensino – Existe Solução para o Pecado

Culto de Ensino – Existe #SoluçãoParaoPecado parte 1https://adelshaddai.org/existe-solucao-para-o-pecado#IgrejaBrasileira #Pecado #ADMElshaddai #PrAdelsondeSouza

Posted by ADM ELSHADDAI on Tuesday, September 3, 2019
Culto de Ensino – Existe Solução para o Pecado

Culto de Ensino – Existe #SoluçãoParaoPecado parte 2https://adelshaddai.org/existe-solucao-para-o-pecado#IgrejaBrasileira #Pecado #ADMElshaddai #PrAdelsondeSouza

Posted by ADM ELSHADDAI on Tuesday, September 10, 2019

Se inscreva em nossa Newsletter

ADM Elshaddai

Propósito de introduzir  JESUS CRISTO as pessoas e ajudà-los a segui-lo

© 2023 Assembléia de Deus Elshaddai Todos os Direitos Reservados